Ela já foi mais difundida , teve muito sucesso a um tempo atrás quando podia se ver pendurada em correntes de ouro, prata ou folheada , mas com o crescente número de cristãos protestantes e que levam as escrituras sagradas ao pé da letra ocorreu talvez por falta de informação uma demonização de certos usos e costumes, vendo tudo erroneamente como objeto de "idolatria" mas alguns ainda acreditam que ela, a Figa , impede o olho grande nos negócios e no amor, afugenta os invejosos e maledicentes , traz a sorte grande, esse sinal feito com os dedos médio e indicador cruzados é um costume muito antigo vem dos tempos da perseguição aos cristãos nos séculos I ao IV. O gesto era uma tentativa de se fazer uma cruz sem atrair a atenção, não existindo nada de satânico na sua criação e uso, muito pelo contrário.
Já a Figa usada pelos romanos e etruscos tinha também o significado de amuleto e que simbolizava o ato sexual. Em italiano, seu nome é manofico, uma junção das palavras "mão" e "figo"- fruta que na gíria desses povos significava vulva , vagina. O polegar simboliza o pênis ereto . A figa também representa a forma do pé de coelho, animal relacionado à fertilidade ,abundância e sorte. Nos Estados Unidos, o gesto não possui um significado certo, a não ser quando se brinca de “roubar o nariz” com uma criança, mas não tente em hipótese alguma fazer tal gesto na Turquia, pois lá ele é extremamente agressivo (equivalente ao mostrar o dedo do meio no Brasil), arrumará encrenca de graça.
Esse sinal assim como o de "positivo" com o polegar estendido e o restante dos dedos fechados nos remete a uma época poética do pais ,no caso específico da Figa mostra que as crendices populares atravessaram o tempo e de certa forma inspiraram e fortificaram a fé das pessoas e nesse ponto seu uso não tem contraindicação.
pé de pato mangalô três vezes