Um comentarista politico especializado e vivendo o dia a dia dos bastidores do poder no pais , talvez tivesse dados mais significativos e abrangentes daqueles que vou tentar expor aqui, mas como um observador do comportamento humano e da mudança profunda que sofreu a população nesses últimos tempos, tentarei junto com você entender em que bananosa nos metemos. A ditadura militar que se pensarmos bem acabou faz pouco tempo, no início dos anos 80 sempre foi tida como um atraso para o Brasil , mas não tenho na memória e nem mesmo lendo a história disponível, dados que comprovem corrupção e descaso com o dinheiro público na época dos milicos no poder , se havia censura ferrenha naqueles anos , a pergunta que não se cala é : De que nos valeu agora tanta liberdade?, a liberdade do voto, de escolher os governantes e depois se decepcionar com a nossa própria limitação de visão e erro de escolha?Ou a liberdade de uma linguagem chula na TV ou ainda programas que detonam todos os princípios, tornando pior o que já não é bom?
Vale lembrar que o último presidente militar no poder, João Baptista de Oliveira Figueiredo morreu comprovadamente pobre , então descartamos por completo naquela época corrupção no alto escalão. Mas vamos voltar a censura, esse que é um dos fatores que a princípio depõe contra os militares , e sempre extremamente criticada, mas que foi fonte de inspiração para os poetas, Chico Buarque se valeu dela e foi nesse momento que sua obra atingiu o auge , depois nunca mais chegou a patamares de genialidade, mas por que temer um governo de direita , medo de ter a liberdade cerceada? Mas somos vigiados 24 horas , na rua , nos elevadores, nos restaurantes vivemos numa prisão e é tão natural que não nos damos conta dela.
Já a criminalidade com o fim do governo militar tomou conta do pais, para se ter uma ideia, em dias quentes em bairros de classe média alta como Vila Mariana em São Paulo- Capital, até os anos 80 as porta das casas ficavam abertas e a noite, com a família vendo TV na sala, fato que hoje pode parecer até ficção, era possível sair pra tomar um sorvete a qualquer hora e sem medo de assaltos. Interessante que uma figura a princípio austera no comando gera respeito e principalmente medo, e já provamos que por enquanto não estamos preparados para viver sem cabresto, infelizmente é essa a verdade que quase sempre se apresenta cruel, gostaria que fosse outra . Repare que o histórico de uma oposição muito atuante no país é antiga , e agora se descobriu o Real motivo , eles sabiam do gigantesco potencial inexplorado e queriam conhece-lo de perto, aliás bem de perto.
garotinha era de esquerda?