Horário das 17h30 era sagrado, na frente da TV com tela circular e em preto e branco a hora do desenho animado preferido, "Os Flintstones" criação de Willian Hanna e Joseph Barbera , a cada dia um novo episódio, sendo devorado com pão e manteiga e um copo grande de Ovomaltine gelado. Mas nenhum personagem chamava mais atenção do que o Fred , não por ser gordo e desastrado mas pela voz , grave e engraçada.
Algum tempo depois, nos estúdios da Odilfono do Brasil no bairro do Paraíso -SP´, aprendendo com grandes mestres a arte de dublar, Helena Samara dubladora e coordenadora que acreditou naquele garoto, que sempre demonstrou muita paixão em emitir sua voz grave , me chamou e disse :" Eduardo , nessa sala tem uma figura que eu quero que conheça"Ela abriu a porta e vi um senhor de óculos de grau , cabelos grisalhos que disse "Tudo bem garoto?" Por segundos fiquei sem ação, era o Fred Flintstone na minha frente e falando comigo, a mesma voz, a mesma entonação, não sabia se deixava a emoção aflorar e chorava, ou se mantinha o tipo , preferi a segunda opção e lhe estendi a mão.
Helena Samara , minha coordenadora, foi além da voz da Wilma mulher do Fred, a Endora mãe da Samantha de "A Feiticeira" , e mais recentemente emprestou sua bela e versátil voz para Bruxa do 71 do "Chaves", se foi em 2007.
Marthus Mathias foi reconhecidamente a melhor dublagem do Fred no mundo todo, Allan Reed que dublou a versão original americana , viu no brasileiro um oponente à altura, mas ele ficou marcado com essa atuação antológica , mesmo no comercial dos anos 70 (com link abaixo) fica claro sua voz de Fred. Faleceu em 1995 , mas gerações passaram seus melhores momentos ouvindo sua entonação única e assistindo seu trabalho impecável.Salve Marthus Mathias!
comercial óleo 3 em 1
como o eterno fred
mais histórias do marthus com nizo neto
www.eduardothadeu.com.br
comerciais institucionais jingles
etvprodutora@hotmail.com
( 19) 9 8874.4425 (11) 9 7499.1191