sexta-feira, 8 de maio de 2015

Animais que você nunca viu 2

@eduardo_thadeu



                               E nossa lista de animais que você nunca viu e vai continuar não vendo continua, agora mais dois exímios exemplares extintos 


                           Sem duvida uma das mais famosas espécies africanas,  o quagga era uma subespécie de zebra das planícies. Se diferenciava das outras zebras por ter marcas apenas na parte frontal , já no meio do corpo, as listras perdiam a cor e escureciam, chegando no tom marrom. Seu nome é oriundo do dialeto Khoikhoi . O quagga foi classificado originalmente como uma espécie individual, Equus quagga, em 1788.


                       O quagga havia sido caçado até a extinção por sua carne e pele. o  último exemplar em cativeiro morreu em 12 de agosto de 1883 em Amsterdam. O quagga foi a primeira criatura extinta a ter seu DNA estudado. Recentes pesquisas genéticas demonstraram que ele não era de fato uma espécie separada, mas uma variável da zebra das planícies.

                                                         uma zebra pela metade?  


                     Esse incrível animal foi descoberto em 1741 pelo naturalista Georg Steller,o dugongo-de-steller tinha até 7,9 metros de comprimento e pesava quase  3 toneladas, bem  maior  que peixes-boi e dugongos (outros mamíferos marinhos). Um biotipo único :Duas patas dianteiras e uma cauda parecida com a de uma baleia. De acordo com Steller, ele nunca ia para a costa, vivia sempre na água. Sua pele era negra e grossa, como a casca de um carvalho, sua cabeça era pequena em relação ao corpo, e ele não tinha dentes,  absolutamente inofensivo apesar do tamanho . Mas devido a rapidez com que sua população foi eliminada, provavelmente  a chegada dos seres humanos na área foi a causa máxima de sua extinção. Há ainda relatos esporádicos de animais parecidos com o dugongo-de-steller na área de Bering e Groenlândia, por isso tem sido sugerido que pequenas populações do animal podem ter sobrevivido até os dias atuais (o que ainda não foi provado).

                                                          um monstro inofensivo  


   www.eduardothadeu.com.br

                                                   
próteses órteses podologia
CAMPINAS - SP Tel (19) 3231.3689