sábado, 30 de abril de 2016

Inimigos do Ibope !

@eduardo_thadeu






                                         Discussão contante e desconfiança eterna , o IBOPE continua sendo o centro das atenções nas emissoras de TV , muito se fala da forma como são colhidos os dados relativos a audiência de cada atração televisiva , até os anos 70, em São Paulo , representantes do Instituto Brasileiro de Opinião e Estatística batiam de porta em porta, quase sempre  à noite , perguntando o canal visto naquele momento, quantas pessoas assistiam e a idade de cada uma , as pesquisas aconteciam em bairros considerados abastados, de classe média alta e segundo eles mesmos , formadores de opinião.

                                      Como  a abordagem do pesquisador  era feita na porta , muitos pesquisados mentiam , diziam estar assistindo um determinado programa de sucesso, para não ficarem fora de moda , mas na verdade viam uma outra atração não tão aceita pela grande maioria.Com a tecnologia apurada a forma de registrar a preferência do público mudou.  O princípio é igual ao de qualquer outro tipo de pesquisa: Se  registra a predileção de uma quantidade bem pequena de pessoas, a chamada amostragem. o Ibope verifica a audiência em 3 019 casas - ou 0,008% do total. A medição é realizada de três formas: 1 - por uma folha que os moradores preenchem e o instituto recolhe ( parecida com a mais antiga citada anteriormente)   2 - por aparelhos eletrônicos que mandam uma vez por dia a relação de todos os programas assistidos na casa; 3 - por um controle em tempo real, que indica a cada minuto as variações de audiência, e que é  transmitindo instantaneamente os resultados às emissoras, sendo esse sistema, a forma mais moderna de medição.

                                Algumas emissoras descontentes com determinados números que seus programas atingem,  vez ou outra aparecem divulgando que desejariam que um outro instituto pesquisasse  a audiência das emissoras brasileiras, isso foi feito recentemente , e os índices divulgados se diferenciavam muito pouco com os do IBOPE. A conclusão que se chega:É  difícil aceitar a dura realidade, hoje com a  competição(em alguns casos  desleal)da qualidade  dos canais fechados e a diversificação e interatividade da WEB, se percebe que só reclama do IBOPE  quem dá pouca audiência.        

                                
                                                            centro das atenções
www.eduardothadeu.com.br



                                                         próteses órteses podologia 
                                                      campinas (19) 3233.1426                                            
                             acesse nosso site   http://www.ortopediaphiladelfia.com.br/